Business Model Canvas ou Quadro de modelo de negócios ou, simplesmente, Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.

O Canvas é um mapa simples e visual, que aborda os principais aspectos que o empreendedor precisa considerar ao trazer sua empresa para a realidade do mercado. Ele deve conter um resumo dos pontos chaves de um bom planejamento. O Canvas não substitui totalmente o Plano de Negócios (PN), mas é uma ferramenta mais fácil de ser utilizada no dia a dia e pode ajudar no ganho de competitividade, já que oferece agilidade ao processo e é flexível o suficiente para suportar alterações constantes.

Você deve responder às nove perguntas abaixo e montar um mapa, como se fosse um quadro com post-its. As hipóteses devem ser testadas sempre pela empresa e alteradas, caso seja necessário.

  • Proposta de valor: o que você oferece e é único no mercado?
  • Potenciais segmentos-alvo: quem é o cliente final?
  • Atividade principal: o que exatamente você realiza, e que irá consistir no produto ou serviço ofertado para entregar a Proposta de Valor?
  • Parcerias estratégicas: que empresas (terceiros) ajudarão a compor melhor essa oferta?
  • Fontes de receita: como você cobra por sua proposta de valor?
  • Estrutura de custos: quais são os custos para o negócio rodar?
  • Principais recursos: qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?
  • Canais de comunicação e distribuição: como o produto ou serviço chega até o cliente?
  • Relacionamento com o cliente: como a empresa e marca se comunicam com ele?

Business Model Canvas

Instrumento de inovação

O Canvas é uma excelente ferramenta para a diferenciação do seu negócio no mercado. Tendo uma visão objetiva do todo, é possível entender seu potencial e planejar melhor como atingir o seu público alvo e obter o retorno financeiro desejado. Além disso, nunca é tarde demais para rever seu modelo de negócios. O quadro é útil mesmo para empresas já maduras, mas que desejam entender melhor como seus setores interagem e inovar em seus processos.

Fontes: Wikipedia, Endeavor.